No ano passado, nosso pároco publicou uma nota de esclarecimento com relação a um vídeo em que ele fala aos seus paroquianos sobre um momento específico. O vídeo tem sido postado nas redes sociais por políticos, fazendo-o repercutir em nível nacional. Nesta semana, o vídeo voltou a ser utilizado por uma deputada federal, mais uma vez fora do contexto. Por isso, publicamos novamente a Nota de Esclarecimento, na qual ressalta que a publicação do vídeo não foi autorizada e não tem relação com o momento político atual.

Nota de Esclarecimento (Originalmente publicada em São José dos Campos, 2 de março de 2.020.)

Sou o padre Luis Fernando Soares, pároco da Paróquia da Catedral de São Dimas em São José dos Campos – SP.
Em 2019, fui procurado por diversos dos meus paroquianos, que diante de um contexto específico, pelo qual passava o Brasil, desejavam saber se era ou não pecado participar de manifestações públicas contrárias ao que estava acontecendo na ocasião. Disse a eles que não via como pecado participar, desde que fossem atos pacíficos. Comentei ainda que cada pessoa deve seguir sua própria consciência, e que pecado é omissão e conivência com o mal.
Como era muita gente perguntando a mesma coisa, resolvi orientar meus paroquianos sobre o assunto nas missas do domingo (ao final das missas e não no momento da pregação). Minha fala gerou um vídeo (não autorizado por mim), que viralizou na internet na época.
Agora o vídeo está viralizando novamente, sendo utilizado fora do contexto original, como se eu estivesse convocando as pessoas para as possíveis manifestações no dia 15 de março. O vídeo está sendo usado sem minha autorização, com cunho político partidário, ideológico e oportunista. Não apoio nenhum partido político ou político (pessoa). Não estou fazendo campanha contra nenhuma instituição democrática ou organização.
Acrescento ainda, que no vídeo falei em meu próprio nome, com o objetivo de orientação pastoral dirigida somente em minha comunidade religiosa paroquial. Não falei e não falo em nome da Igreja Católica Apostólica Romana, nem da Igreja do Brasil (CNBB) e nem em nome da Diocese de São José dos Campos.

Sem mais,
Padre Luis Fernando Soares

© 2020 Catedral São Dimas | Desenvolvido por Flamma Design

Siga nas redes: